Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso

Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso

Por ERICO NASCIMENTO CAVALCANTE LUZ 18/09/2017 - 19:10 hs
Foto: Fernando Rodrigues/Vice-governadoria

Embaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso

http://www.mt.gov.br/mt-portal-theme/images/spacer.png ImprimirEmbaixador da Alemanha elogia ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso

Renata Prata | Gcom-MT 

Fernando Rodrigues/Vice-governadoria

 

 

Em visita de cortesia ao Palácio Paiaguás, na manhã desta segunda-feira (18.09), o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, ouviu com interesse as ações do governo de Mato Grosso no combate e fiscalização ao desmatamento. Recebido pelo governador Pedro Taques, Witschel parabenizou o trabalho de agricultura sustentável que vem sendo realizado no estado e destacou a participação de Mato Grosso na Conferência do Clima realizada em Paris em 2015 (COP 21).

"Mato Grosso tem papel ativo no COP mostrando que é possível fazer com que a agricultura seja uma fonte de renda e o meio ambiente seja preservado, sem ter necessariamente um conflito, sem aumentar o desmatamento”, avaliou Witschel. “Alemanha é o maior mercado para os produtos de Mato Grosso, principalmente soja e por outro lado Mato Grosso também é o mercado maior para os produtores alemães. Podemos estreitar estes laços, aumentar o comercio e sobretudo aumentar nossa cooperação no âmbito do meio ambiente”, completou o embaixador.

A participação de Mato Grosso na COP 23, que será realizada na Alemanha entre os dias 6 e 17 de novembro, foi um dos assuntos discutidos no encontro, no qual Taques lembrou que o pais europeu é um grande parceiro de Mato Grosso e que durante a Conferência do Clima demonstrará os avanços na sustentabilidade ambiental, no desenvolvimento do estado e no respeito as pessoas. “É uma honra receber o embaixador da Alemanha. Em 2015 recebemos seu antecessor, o que mostra que as relações com o pais se estreitam. Queremos nos aproximar cada dia mais, Mato Grosso e Alemanha tem muito a ganhar nessa relação”.

Entre os vídeos exibidos durante a visita, que mostraram as potencialidades turísticas e econômicas do estado, destaque para o PCI, que debate estratégias de produzir, conservar e incluir como forma de reduzir as mudanças climáticas. “Queremos produzir cada vez mais, sempre respeitando as regras ambientais, preservando a vegetação nativa, regularizando os Cadastros Rurais e incluindo a agricultura familiar nesse processo. As ações de controle e conscientização tem surtido efeito e temos conseguido grandes avanços na área ambiental”, afirmou o governador.

Presentes no encontro, os secretários Carlos Avalone Júnior, de Desenvolvimento Econômico e Carlos Fávaro, do Meio Ambiente explicaram a meta do estado de acabar com o desmatamento ilegal. “Nossa meta, firmada durante a COP 21, é o desmatamento zero em 2020. É uma meta ousada mas estamos caminhando a passos largos na política ambiental e regularização com ações de comando e controle. Precisamos da cooperação internacional para continuarmos avançando no combate ao desmatamento e gerando oportunidades”, destacou Fávaro.

 

A valorização da  agricultura familiar em Mato Grosso também foi lembrada, com a exposição dos planos que promovem a inclusão e aumento de renda de aproximadamente 105 mil famílias, o aumento do atendimento e assistência técnica, acesso ao credito e regularização fundiária. Durante a visita, Taques convidou o embaixador alemão para o Fórum da Amazônia Legal, que será realizado em outubro, no Acre, e abriu as portas para que empresários alemães possam conhecer o estado e analisem novas possibilidades de investimentos.